segunda-feira, 9 de junho de 2008

Café com Edilson Silva

Lidando com o diálogo interno negativo

O diálogo interno negativo é a perdição na vida de muitas pessoas! É um dos problemas mais comuns e como reduzi-lo, torná-lo menos intrusivo ou pelo menos saber lidar com dele.

As pessoas procuram maneiras para lidar com o diálogo interno negativo porque ele caracteriza fortemente os humores negativos como a raiva, ansiedade, culpa e pânico – de fato.

Pegue a raiva, por exemplo. Digamos que a Maria teve uma discordância com seu colega de escritório, Pedro, na qual ele a insultou e depois gritou, deixando-a zangada e se sentindo magoada – e pior, ela nem teve a oportunidade de falar. Agora eles não se falam mais, a menos que seja absolutamente necessário. Eles se ignoram, apesar de trabalharem no mesmo local e a discordância ocorreu algumas semanas atrás.

Provavelmente agora, Maria está tendo debates internos e imaginários com o Pedro, dizendo tudo que ela pretendia ter dito naquela ocasião – repetidas vezes, dia e noite. Esses debates ou longos discursos internos corroem a paz de espírito dela, sua capacidade de se concentrar e, naturalmente, o seu sono.

Qualquer coisa que a faz lembrar do Pedro recomeça a fúria interna: ela o visualiza, sente um ímpeto de raiva, reprisa a discussão original, ouve ele a insultando, critica a si mesma por ter sido ineficiente em lidar com ele, se critica por não ser capaz de "tirar isso da cabeça", e assim por diante. Cada vez que isso acontece, alimenta mais a raiva dela.

O diálogo interno e a visualização a deixam fisicamente cansada, como também produzem um estado de excitação neurológica e química. O batimento cardíaco aumenta, seus músculos ficam mais tensos. Isso, naturalmente, é acrescido ao seu tumulto interno uma vez que, provavelmente, ela também está furiosa por não ser capaz de controlar seu próprio humor...

Apenas 10 ou 15 minutos desse tipo de atividade interna e podemos estar tão abalados emocionalmente como se estivéssemos frente a frente com a pessoa. E, quando isso ocorre durante a noite, elimina qualquer chance de se voltar a dormir por uma ou duas horas. (E, ironicamente, enquanto estamos experimentando esse tumulto, o objeto do nosso pensamento estará, provavelmente, dormindo em paz e profundamente na sua própria cama!) Eu sebre falo nas minhas palestras nunca durma prigado com neguem.

Ansiedade: João está preocupado com a aproximação da reunião que terá com seu gerente para revisar o seu progresso não tão impressivo num projeto.

Deste modo no período até a reunião, ele conversa com ele mesmo sobre como será desastroso se ele perder o emprego, visualiza todos os "piores cenários" imaginando como são horrorosos, fala consigo sobre como ele não pode deixar isso acontecer, etc, etc. O diálogo interno negativo e o ensaio mental fazem com que, no encontro real, ele provavelmente estará tão tenso e ansioso que realizará exatamente o que o assusta.

Culpa: Patricia é uma mãe solteira. Ela trabalha para conseguir pagar suas contas enquanto cuida dos seus dois filhos. Um deles começou a se comportar mal na escola e Patricia teve uma reunião desconfortável com a professora. Agora Patricia se sente culpada por não ter sido mais presente, sempre sorrindo, a mãe sempre paciente que ela aspirava ser e se critica constantemente por não satisfazer seus padrões não realistas.

Aprendizagem: Thiago está estudando para um exame muito importante. Da maneira que ele vê as coisas, o futuro da sua carreira e o seu salário dependem desse resultado. Assim sendo, aprender e registrar a informação de modo que ele possa recordá-la mais tarde, sem esforço, exige um bom foco de atenção.

Mas a maneira do Thiago focar a sua atenção nesse sentido é conduzir um constante diálogo interno, contínuo e monótono, no qual ele comenta sobre a sua pobre memória, nas conseqüências de não se sair bem, no tempo que ele perdeu se divertindo em vez de ter ficado estudando, e assim por diante. Sua incapacidade de conduzir satisfatoriamente o seu diálogo interno assegura que nem ele se dá um bom resultado no exame.

Paz de espírito: entre as muitas maneiras de reduzir o diálogo interno para melhorar a qualidade das nossas vidas, a paz de espírito é talvez a mais importante. Paz de espírito se torna muito mais fácil quando somos capazes de sentarmos quietos ou fazer uma caminhada, apreciar um filme ou um concerto sem ter o nosso diálogo interno tagarelando sobre todas as coisas que têm para serem feitas, ou comentando sobre o nosso desempenho ou ruminando sobre o passado...

10 maneiras de conduzir o diálogo interno negativo

O diálogo interno é uma parte normal, importante e valiosa do nosso processamento interno, desde que saibamos como usá-lo e como conduzi-lo. Mas como poucos recebem lições de como usar e conduzir o processo interno de pensamento e de sensações, deixar o nosso diálogo interno em paz, nós acabamos desenvolvendo o nosso próprio modo de lidar com ele através de tentativas e erros. E na verdade são esses resultados da tentativa e erro, mesmo razoavelmente efetivos, que nos colocam na direção da nossa vida emocional.


Diálogo interno negativo significa termos escolhas para melhorar a maneira de como nós usamos essa capacidade:

* Bloqueá-lo: pois assim você na realidade inibe a sua própria capacidade de diálogo interno.
* Substitua-o: similar ao bloqueio, você substitui um fluxo de diálogo interno por outro.
* Iniba-o: ao prestar atenção à coisas que não exigem diálogo interno ou que recorram fortemente a outros sentidos como barulho, visão ou sensações físicas.
* Re-direcionando-o: use o seu diálogo interno com finalidade mais positiva.
* Negocie com ele: faça um acordo com seu próprio diálogo interno.
* Torne-o desnecessário: muitas vezes, o nosso diálogo interno é um meio de imaginar algo ou de desanuviar a mente de alguém. Por isto aqui nós usamos as melhores maneiras de atingir esse resultado.
* Reduza-o: use a consciência e mais outros métodos, para reduzi-lo.
* Module-o: mude a maneira como você fala consigo porque isso tem um efeito calmante e lhe dá mais apoio.
* Dirija-o: desenvolva a capacidade de decidir não "acolher" certos tipos de pensamentos.
* Reconheça-o: como resultado do uso de outros métodos, o diálogo interno deixa de ser um "ponto importante" – nós reconhecemos que ele é simplesmente algo que estamos fazendo – e que pode ser feito de um modo diferente.

Quando "usado" efetivamente, o nosso diálogo interno é um recurso admirável, uma dádiva que nos permite pensar com criatividade, realismo, lógica, com continuidade, com crítica, etc. Sem essas capacidades, nós não seríamos capazes de atuar efetivamente na vida diária.

O problema com o diálogo interno negativo se origina no fato que nós não sabemos que podemos dirigi-lo, ou se sabemos, nós não sabemos como dirigi-lo. É mais ou menos como ter um cachorro. Se o cachorro foi treinado, ele pode ser uma ótima companhia, ajudar na segurança e ser um companheiro fiel. Porém, se sempre permitiram que ele fizesse tudo que queria, ele pode causar destruição dentro e fora de casa – e até mesmo arriscar a segurança de amigos e da família!

Felizmente o velho ditado "você não pode ensinar novos truques para um cachorro velho" não se aplica neste assunto. Aqui, essa analogia desmorona, porque é perfeitamente possível aprender a dirigir o diálogo interno.

Abundância Financeira

O que impede as pessoas de obterem sucesso financeiro e ter abundância nas suas vidas? A resposta é geralmente focada em torno da crença de que o sucesso financeiro não é uma possibilidade. Muitas pessoas criam várias barreiras que as impede de conseguir a abundância.

Se você tem crenças limitantes sobre dinheiro a nível inconsciente, será difícil alterar as limitações financeiras porque a sua mente inconsciente irá obstruir seus esforços para ter sucesso. Esse é o motivo pelo qual algumas pessoas acabam vivendo de contracheque a contracheque toda a vida – em algum nível elas não acreditam que são capazes de fazer melhor.

Ainda que exista uma intenção positiva por detrás das suas barreiras financeiras, muitas pessoas não identificam quais são estas intenções. Também existem aqueles que sabem qual é a intenção positiva em algum nível, mas mesmo assim ainda não sabem como ultrapassar esses obstáculos.

Muitas pessoas a nível consciente pensam que estão fazendo todo o possível para atingir seus objetivos. Entretanto, ainda existem algumas partes do inconsciente que não acreditam que elas possam obter sucesso. Quanto mais a pessoa evita esta parte inconsciente, mais obstáculos continuarão a aparecer no seu dia a dia. Esta é o modo da mente trabalhar.

Por exemplo, pense numa pessoa que você conhece e que lê todos os livros sobre ‘pense e fique rico’, comparece a seminários financeiros, faz afirmações diariamente e ainda tem problemas de dinheiro. Todas essas coisas que ele está fazendo são válidas, mas, muitas vezes, não chegam até o "âmago" do seu problema que normalmente envolve algum tipo de crença limitante.

As pessoas têm crenças muito diferentes sobre dinheiro. Algumas das mais comuns são:

Você precisa de dinheiro para ganhar dinheiro.

Eu não tenho suficiente dinheiro para fazer planos.

Estou muito velho, não sei o que fazer.

Se eu invisto, com certeza o mercado vai cair.

Finanças são muito complicadas.

Todas essas são crenças de causa–efeito, as quais realmente têm pouco a fazer para alcançar a abundância. Esse tipo de crença limita a pessoa porque ela está procurando por respostas fora dela, quando na realidade a chave para a prosperidade existe dentro dela mesmo.

Abundância não é o que a pessoa tem. É um estado da mente. Muitas pessoas que têm sucesso na vida no aspecto financeiro, freqüentemente têm crenças positivas sobre prosperidade e abundância. Quando a pessoa entende e se desloca do campo da causa e efeito para o da idéia do "O que é possível?" no seu mundo, ela se desloca para um nível totalmente diferente, que afinal das contas é mais gratificante porque ela está expandindo seus contextos mentais sobre o dinheiro.

Muitas pessoas, ao invés de se concentrarem no que é possível, perdem muito tempo pensando sobre o que elas não têm. Um padrão interessante se desenvolve no qual elas se tornam furiosas e ressentidas sobre a sua situação, o que cria mais limitações e barreiras nas suas vidas. É muito mais fácil prosperar na vida quando você vem de um estado sereno da mente versus um contexto furioso e ressentido. O primeiro passo para ajudar uma pessoa é explorar a natureza do seu problema.

Por exemplo, a pessoa pode ter tido pais que viveram na pobreza e por isso formaram uma mentalidade da "era da Depressão." Por essa razão, ela desenvolve uma crença inconsciente que sempre terá problemas financeiros porque foi isso que seus pais tiveram. Ou ela pode ter tido um pai que lhe disse repetidas vezes que eles nunca mais terão esse problema e, eventualmente, ela começa a acreditar.

Algumas das crenças que nós podemos desenvolver na infância não são sempre saudáveis, e são criadas como um resultado de uma experiência traumática ou confusa que nós esquecemos. A maneira como nós, consciente ou inconscientemente, vemos o mundo em termos de dinheiro é geralmente baseada em tais crenças.

A principal diferença psicológica entre aqueles que se saem bem financeiramente e aqueles que não conseguem, gira em torno das crenças sobre possibilidades. Por exemplo, muitas pessoas nem enxergam o sucesso financeiro como uma opção. Elas não têm a capacidade de explorar todas as possibilidades que estão a sua disposição para alcançar a abundância.

Muitas vezes elas ficam presas na rotina do dia a dia e não têm vontade para assumir riscos ou tentar algo diferente porque têm medo de acabar pior do que está. O que essas pessoas não se dão conta é que é comum ter que dar um passo para trás para poder avançar.

Muitos milionários que quebraram em algum momento das suas vidas, conseguem depois, num curto período, virar completamente para melhor a sua situação financeira. Além disso, eles fazem isso acreditando que o seu novo negócio vai crescer de tal forma que logo estarão ganhando um belo salário além de um considerável lucro.

Nem todo mundo precisa assumir riscos ou dar um passo para trás para conseguir avançar, porém é importante você conscientemente explorar a idéia do que é possível para você. Para adotar essa idéia, primeiro você deve ter a habilidade para mudar a sua rotina diária fazendo alguma coisa diferente. Isso inclui aprender a enxergar o mundo através dos olhos da prosperidade e da abundância, ao invés da carência e da pobreza.

Tente isso por um momento:

Pense sobre alguma coisa que você quer e sobre todas as possibilidades que você tem para alcançá-la. Pergunte a você "Isso é possível?"

Agora tente algo diferente.

Pense sobre alguma coisa que você não tem, mas que gostaria de ter. Pense sobre por que você não a tem e como você tem vontade de ter isso.

Observe qual delas o faz sentir melhor.

Espero que a primeira afirmação feita tenha feito você se sentir melhor porque ela foi planejada para expandir os contextos inconscientes e conscientes em torno da prosperidade e da abundância. É surpreendente o que pode acontecer a uma pessoa uma vez que tenha mudado a sua atitude e crenças sobre as possibilidades. A pessoa começa a ver resultados quase instantaneamente. As mudanças a princípio podem ser pequenas, mas enquanto ela continuar a adotar a sua nova maneira de pensar, um mundo mágico se torna acessível para ela.

Se livrar dos aspectos negativos de uma situação, enquanto integra os positivos, com o passar do tempo irá mudar de maneira dramática a situação financeira de uma pessoa porque ela começa a desenvolver um sentimento mais profundo do autovalor. Em vez de basear seu autovalor nos elementos externos de um contracheque, ela desenvolve um forte sentimento de autovalor que lhe dá coragem para tentar novas coisas e assim expandir suas oportunidades.

Por exemplo, conheci um zelador que ganhava por volta de R$380,00 Reais por mês. Depois de trabalhar algumas de suas crenças e também de algum planejamento financeiro, ele decidiu começar seu próprio negócio. Começou economizando dinheiro e comprou todas os materiais de que precisava. Conseguiu um contrato de limpeza perto do seu trabalho e contratou alguém para cumprir o contrato. Depois conseguiu outro e contratou mais um para ajudá-lo. Depois de um tempo, ele decidiu sair do seu emprego e começar sua própria empresa de limpeza. Ele, no fim, percebeu um tremendo aumento na sua remuneração mensal e uma sensação de liberdade que nunca havia experimentado antes.

Ele ainda fazia o trabalho de zelador. O que havia mudado era o seu autovalor. Ao invés de pensar "Oh, eu sou apenas um zelador, não posso fazer mais nada; não sou bastante esperto," ele começou a pensar "O que é possível?" Todo mundo necessita alguém que venha e faça a limpeza. As casas e as escolas precisam. Eles estão me contratando para fazer isso, então por que eu não passo para o outro lado da cerca e começo o meu próprio negócio.

É assim que você explora as possibilidades. Começa com um sonho. Depois é uma questão de transformar este sonho em realidade. Quando uma pessoa começa a aceitar o seu próprio autovalor e se abre para a idéia de que é possível, ele atrai a abundância e a prosperidade para a sua vida. O mundo exterior é um reflexo do nosso mundo interior. Se alguém, no seu íntimo, está se sentindo bem, isso geralmente se reflete na sua aparência, e ele vai atrair experiências positivas para sua vida. É deste modo que a vida funciona.

Felicidade e alegria

Alguém já disse que o estado é a chave para a excelência. Neste caso, é preciso saber como se conseguem estados poderosos, como o da felicidade e o da alegria. A pressuposição de que já possuímos interiormente todos os recursos de que necessitamos é maravilhosa, mas de que maneira conseguimos acessá-los com mais freqüência do que simplesmente por sorte ou coincidência? Esta caminhada começou quando alguém afirmou que podemos curar simplesmente abençoando alguém com a "Alegria Interior." Tenho certeza de que, muitas vezes, você ouviu coisas interessantes, mas não obteve explicação sobre como entrar em tal estado, em nosso caso o estado de "Alegria Interior."

Sei que você concorda comigo de que deveria haver mais alegria neste mundo. Por isso, durante os dois últimos anos, venho estudando a forma de entrar em estados poderosos e de ampliá-los, etc. Eu gosto de padrões simples, mas poderosos, que vão direto à essência, na linha mais direta possível. Assim, desenvolvi um padrão de "Alegria Interior" que é simplesmente um exemplo de como se pode ampliar os estados. Pense nos estados emocionais como sendo campos de energia, um padrão de energia, se quiser.

A felicidade é experimentada de muitas maneiras, em circunstâncias as mais diversas. Às vezes, ela resulta de uma atividade (comportamento). Por exemplo, alguém expressa sua satisfação por algo que você fez, e você sente felicidade. Pode, também, ser mais passiva, como por exemplo na jardinagem: tanto por cultivar ativamente as rosas como por apreciar seus belos botões durante todo o verão.

A Alegria é uma experiência de nível mais alto. Você pode sentir alegria devido à sua capacidade de experimentar felicidade. A alegria também tem características cinestésicas diferentes. Geralmente, é um bem-estar ativo sentido no peito. Às vezes, até tem uma cor. Vamos usar as submodalidades cinestésicas e visuais no padrão de "Alegria Interior".

A Alegria Interior acontece quando você se torna a alegria. Você entra ativamente no sentimento de alegria (contém o estado). Este é um alto nível de consciência, em que seus centros de energia (chacras) se alinham e se expandem dramaticamente, e você experimenta uma sensação profunda de Alegria Interior. Essa Alegria Interior pode ser transferida a outros, como ao abençoar com Alegria Interior. Seu campo de energia pessoal carrega-se de "Alegria Interior" e a irradia para o ambiente ao seu redor. Na cura, ou em qualquer interação com outros, você será muito mais eficaz se o fizer a partir de um estado de "Alegria Interior."

Os passos são os seguintes:
Felicidade Alegria Interior


Alegria

1. Faça três marcadores de papel. Escreva neles os nomes "Felicidade", "Alegria", e "Alegria Interior." Coloque-os no chão, em forma de triângulo, à distância de um passo um do outro.

2. Pense em uma situação em que você sentiu felicidade. Preferivelmente numa ocasião em que você esteve fisicamente ativo. Quando começar a experimentar essa lembrança, dê um passo sobre o cartaz da "Felicidade" e libere a experiência. Ouça os sons... veja as imagens e as pessoas... sinta a felicidade.

3. Quando estiver pronto, dê entre no cartaz da "Alegria" e comece a experimentar alegria por ser capaz de sentir felicidade. É como se você desse um passo para um nível lógico (um meta-estado). Descreva como você sente a "Alegria". O que você sente em seu corpo? Onde você sente a "Alegria"? (É importante obter uma descrição rica de como a "Alegria" é experimentada.)

4. Quando estiver pronto, entre no cartaz da "Alegria Interior" e transforme-se nesse sentimento de "Alegria Interior". Permita que sua "Alegria Interior" torne-se cada vez mais forte até encher seu corpo inteiro. Para usufruir este estado, deixe que o centro de sua "Alegria Interior" se estabeleça em seu coração. Toque levemente seu coração quando você sentir a "Alegria Interior" muito, muito forte. Seu estado de "Alegria Interior" agora está ancorado em seu coração, e em qualquer momento em que você tocar o seu coração, o estado de "Alegria Interior" retornará. Agora você pode começar a viver neste mundo a partir de um estado de "Alegria Interior."

5. Tome esse sentimento de "Alegria Interior" e envie-o para trás no tempo, até o momento em que você nasceu, e deixe seu subconsciente saturar sua vida inteira com este intenso sentimento de "Alegria Interior". Seu subconsciente vai mostrar-lhe o momento em que esse sentimento tiver retornado ao presente. Agora, envie-o para o seu futuro: assim, você vai viver, de agora em diante, com "Alegria Interior".

Mudanças dramáticas têm acontecido com algumas pessoas, ao atingirem o estado de "Alegria Interior". Geralmente, há grandes sorrisos ou até mesmo gargalhadas. Todos nós temos "Alegria Interior", e este pequeno padrão é uma maneira de conectá-la facilmente. Um homem descreveu a Alegria Interior da seguinte maneira:

"Alegria Interior – é simultaneamente o sentimento de conexão, expansão e estabilidade. Senti como se estivesse serenamente em pé sobre uma rocha que irradiava raios de ouro em todas as direções, enquanto sentia a Alegria Interior espalhar-se através de mim, enchendo-me e expandindo-se infinitamente."

Uma mulher descreveu assim a sua experiência de Alegria Interior:

"Este exercício proporcionou-me a experiência de que a Alegria Interior não é algo borbulhante, espumante, volátil, sem substância – mas sim algo incrivelmente sólido, profundo, estável, firme, inabalável, que detém o mais alto poder de qualquer coisa existente no cosmos. Eu experimentei como a Alegria Interior é a perfeita força contrária à insegurança, medo, ansiedade, incerteza."

Outro participante escreveu:

"A experiência da Alegria Interior foi como sentir um cordão de prata perpassando todo o meu ser, conectando-me com o centro da terra e do céu. Ele passava através de meu coração, que sentiu-se muito sólido e quente e transformou-se numa estrela prateada irradiando luz em todas as direções. Ao retornar no tempo, a estrela de meu coração irradiava luz, de modo que eu também retornei junto, através de um caminho iluminado. As cores se tornaram em tons pastéis de um arco-íris ao longo do caminho."